Curiosidades Sobre São Pedro

Por: Olivia Cristina

Você já ouviu falar sobre São Pedro? Quer saber mais sobre quem foi São Pedro? Você quer saber sobre seus ensinamentos e sua importância para a igreja católica apostólica romana? Então vem com a gente que te contaremos tudo aqui em baixo no post.

Quem Foi São Pedro?

São Pedro de Assis (ou São Pedro de Alferes, na tradução oficial) foi um religioso francês que nasceu em 1214 e morreu em 1252. Foi um dos mais importantes sacerdotes da Igreja Católica do século XIII. Foi também o primeiro pastor da Mercê de São Pedro, onde exerceu a função até sua morte.

São Pedro foi um dos apóstolos mais conhecidos da Igreja Católica, por ser o primeiro a ensinar aos cristãos que Jesus era o Messias. Durante sua carreira, ministrou para grandes comunidades e evangelizou pessoas de todo o mundo.

Ensinamentos de São Pedro

São Pedro, também conhecido como Pedro de Alcantara ou Pedro da Covilhã, foi um apóstolo cristão que viveu no século I d.C. Seu nome significa “Pedro dos Olhos Verdes”. Foi muito devoto e quis se tornar um cavaleiro do Senhor. Alegrou-se ao saber que Jesus tinha escolhido para ser seu companheiro na cruz. Após a morte de Jesus, ele fez uma peregrinagem até Jerusalém e depois retornou a Portugal, onde se dedicou à missão de evangelizar os povos do norte do país.

Pedro dedicou a vida a evangelização por todo o mundo e ensinou a importância de ser devoto a nosso Senhor Deus todo poderoso.

A dedicação de São Pedro aos ensinamentos de Jesus pode ser vista até os dias de hoje, pois muitos sabem sobre suas missões evangelizadoras por todo o mundo.

Comemorações de São Pedro

Atualmente as comemorações de São Pedro são feitas no mês de junho (muita das vezes até junto das comemorações de Santo Antônio e São João). Existe uma cultura, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde se faz uma quermesse, com dança de quadrilha, enfeitada com bandeirinhas e comidas típicas.

É comum as pessoas soltarem balões e foguetes, bem como realizarem confraternizações de grupos em prol de arrecadação de dinheiro para alguma causa nobre como ajudar os mais necessitados.

A Importância de São Pedro na Igreja Católica

São Pedro é considerado o patrono da Igreja Católica apostólica romana. Foi ele que recebeu as chuvas de oração, e também a fé dos primeiros cristãos. Apesar de ser apenas um menino no ano de 12 anos, foi aconselhado por Jesus a segui-lo para o Monte Calvário.

No Monte Calvário, Pedro rezou e foi intercedente junto a Deus para os pobres, as crianças abandonadas e os oprimidos. Graças a sua intercessão, Deus concedeu aos cristãos um Céu aberto e uma vida melhor.

São Pedro é também o patrono da Igreja Universal dos Santos.

Afinal, gostou de saber mais sobre São Pedro? Conte pra gente aqui nos comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares esse post.

Quer saber mais sobre religião, bíblia e igreja católica? Dê uma olhadinha no blog!

Apaixonada por literatura e tecnologia. Aprofundando-se na Bíblia e em temas religiosos, ela preenche a lacuna entre a sabedoria antiga e a cultura jovem. Escrever é sua conversa com o mundo.