Dons do Espírito Santo - Seu site de notícias e entretenimento

Dons do Espírito Santo

Por: Olivia Cristina

ADVERTISEMENT

O que é Espírito Santo?

O Espírito Santo é um mistério. Embora poucos saibam explicá-lo, ele é visto como uma força criativa que atua na vida de todos nós. Ele influencia nosso comportamento e nos faz pensar em novas idéias. É por isso que muitos religiosos e espiritualistas acreditam nele como uma das principais fontes de inspiração e guia para a vida.

Quais São os Dons do Espírito Santo?

Os dons do Espírito Santo são as habilidades que o Senhor nos concedeu para ajudá-lo a viver uma vida plena.

Como os Dons do Espírito Santo nos Aproxima de Deus

Os dons do Espírito Santo nos aproximam de Deus e nos capacitam para vivermos uma vida dedicada a Ele. Esses atributos são fundamentais para nós, pois colaboram para nos tornar mais fortes e frutuosos na busca pela felicidade e pela salvação. Veja alguns exemplos de como os dons do Espírito Santo podem influenciar a sua vida:

– Podemos ser mais generosos, apreciando os bons sentimentos e compartilhando o que temos. Isso nos faz sentir melhores consigo mesmos e favorece ajudar os outros.

– Podemos ter mais paciência, esperando sempre pelo que estágio quer. Assim, teremos um maior controle sobre as circunstâncias adversas e conquistaremos o que quer em nossa vida.

– Podemos estarmais atentos às necessidades dos outros, buscando sempre sua felicidade. Isso nos dá uma sensação de triunfo e nos ajuda a ver as coisas de forma positiva.

– Podemos ter mais firmeza emocional, sabendo lidar com as provocações do mundo exterior. Essa união forte com Deus nos mantém alegres e contribui para que saibamos ser fermos nas decisões que tomemos.

Sabedoria, Entendimento e Ciência

Sabedoria, entendimento e ciência são as características principais que distinguem os dons do Espírito Santo. Esses três domínios têm sido associados a uma personalidade ou grupo de pessoas que possuem um saber superior em relação àqueles que não possuem esse tipo de dons. É comum as pessoas falarem sobre esses dons enquanto estudam a Bíblia, pois ela é repleta de ensinamentos sobre sabedoria, entendimento e ciência. Por isso, vamos examinar alguns trechos bíblicos que revelam a importância destes três domínios na vida dos homens.

A sabedoria é apresentada no Antigo Testamento como uma qualidade essencial para o ser humano. Deus mandou Moisés à Sinai parareceber a lei dos Dez Mandamentos, e logo no primeiro deles era dito: “Não sejas como os outros homens, que buscam a sabedoria em todas as coisas e não conseguem saber o que Deus quer”. A sabedoria é também descrita como uma qualidade essencial para os anjos. Portanto, Deus quer que os homens sejam capazes de entender as Suas palavras e obedecerem às leis que ele estabeleceu.

A entendimento é outra qualidade essencial para o ser humano. Jesus Cristo disse: “Se você quiser entender o Reino de Deus, começa por entender o Reino dos Homens”. A raiz da palavra “entendimento” significa “compreender”. O objetivo da vida é sempre encontrar uma forma de compreender as coisas do universo exterior e do universo interior.

Temor de Deus, Piedade, Fortaleza e Conselho

O temor de Deus, a piedade, a fortaleza e o conselho são os dons do Espírito Santo. Suas virtudes abalaram os maus hábitos e conduziram os fiéis às verdadeiras felicidades.

Ao invés de fugirem da realidade e buscarem segurança nos seus próprios esforços, os fiéis precisam reconhecer a força e o poder dos dons concedidos pelo Senhor. Na medida em que aceitarem essas qualidades, serão fortalecidos para enfrentar os desafios da vida.

Confira alguns exemplos de como os dons do Espírito Santo podem ajudar você:

1- O temor de Deus abala os maus hábitos e conduz à moralidade.

2- A piedade nos leva à compaixão e à generosidade.

3- A fortaleza nos faz resistir ao mal e permanecer firmes no evangelho.

4- O conselho nos orienta nas escolhas que damos maior importância à vida.

Afinal, gostou de saber mais sobre? Conte pra gente aqui nos comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares.