Minha Casa, Minha Vida: Tudo o que Você Precisa Saber

Minha Casa, Minha Vida: Tudo o que Você Precisa Saber

Di: Olivia Cristina

Agora ficou ainda mais fácil conseguir a sua casa própria com o auxílio do governo! Saiba mais sobre o novo Minha Casa, Minha Vida 2023
PUBBLICITÀ

2024 é o ano de finalmente conseguir realizar o sonho da casa própria através do incentivo do governo Minha Casa, Minha Vida que está com grandes novidades agora no ano de 2024. Nesse sentido, a nova administração federal prevê um grande aumento na verba para ajudar os brasileiros a conseguirem comprar e financiar a casa própria. Ficou interessado? Vê com a gente que te ajudamos com esse artigo.

Como Funciona o Programa Minha Casa, Minha Vida?

O programa governamental se baseia no financiamento de imóveis para brasileiros que possuam renda bruta de até 7 mil reais por mês, onde ele financia o subsídios e deixa os juros muito mais baixos que qualquer outro tipo de financiamento habitacional. Além disso, ainda existem subsídio para algumas classes sociais como mães solteiras, famílias com crianças e que se encaixem em situação de emergência.

Nesse sentido, é importante que você saiba que o programa se encaixa em casas novas, usadas, rurais, urbanas e além disso, você pode usar o seu FGTS como parte do valor da entrada e diminuir ainda mais os juros.

Desse modo, o imóvel precisa apenas ser aprovado de acordo com a legislação do Minha Casa, Minha Vida para poder ser comprado.

Todo Mundo tem Direito?

Infelizmente nem todo brasileiro está apto a participar do programa. Nesse sentido é importante que você se atente a alguns requisitos mínimos que são cobrados pelo governo. São eles:

  • É preciso ter uma renda mínima de 1.800,00 reais e no máximo de 7.000,00 (contudo, essa renda pode ser única ou familiar. A depender de cada caso e tipos de união estável ou número de familiares).
  • Ter o nome limpo e sem restrições na Serasa ou SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Veja Como é Fácil Fazer a Inscrição!

Fazer a inscrição no Minhas Casa, Minha Vida é bem fácil e pode ser feita uma simulação toda através de um site na internet para você ter uma noção dos valores necessários para entrada, prestações, número de prestações e do mesmo modo valores das parcelas.

Clique aqui para fazer a sua simulação.

Em seguida, após você fazer a sua simulação basta aceitar e ir até uma agência Caixa com os seus documentos pessoais em mãos (Rg, identidade, comprovante de renda e documentos do imóvel que você quer comorar como por exemplo planta e avaliação de um engenheiro autorizado) e solicitar análise. Depois que o banco analisar a sua solicitação de financiamento é só assinar o contrato e começar a pagar as suas parcelas.

Vale lembrar que o dinheiro pode demorar um pouco para cair (o prazo é informado antes da assinatura) e pode ser necessário documentos como plantas e avaliações de engenheiros. Nesse sentido, é ideal que você tenha um valor reservado para estes custos que não são inclusos ao financiamento.

Afinal, gostou de saber mais sobre como conseguir a sua casa através do Programa Minha Casa, Minha Vida? Conte pra gente aqui nos comentários e não se esqueça de enviar para seus amigos e familiares ficarem por dentro do assunto.