Scopri come impianti dentali gratuiti attraverso il lavoro SUS

Scopri come impianti dentali gratuiti attraverso il lavoro SUS

Di: Olivia Cristina

Agora o SUS disponibiliza implantes dentários gratuitos e você pode ser um contemplado!
PUBBLICITÀ

Já pensou que através do SUS (Sistema Único de Saúde), você pode fazer o implante dentário dos seus sonhos de graça? ! Isso mesmo, você pode transformar seu sorriso e sua autoestima com dentes naturais novinhos em folha.

Programa Brasil Sorridente

O brasileiro tem o hábito de cuidar dos dentes desde a infância, mas uma série de doenças bucais pode levar à perda dos dentes e até trazer sérias consequências para a vida de uma pessoa.

Nesse sentido, a recomendação da Associação Brasileira de Odontologia é que todos os brasileiros visitem o dentista pelo menos duas vezes ao ano. Porém, nem todo mundo tem condições financeiras de pagar um tratamento odontológico e, pensando nisso, o Sus criou o programa Brasil Sorridente, que garante aos dentistas os mais diversos procedimentos, agora também incluindo implantes.

Portanto, o objetivo do programa é garantir que os brasileiros tenham uma boa saúde bucal e evitar os problemas e dores associados a esse assunto.

Procedimentos Oferecidos Pelo Programa

Além de todos os itens básicos odontológicos como limpeza, remoções de cáries, extrações, restaurações dentre outros, o programa oferece uma lista de itens considerados mais caros. São eles:

  • Restaurações
  • Extração dos dentes de siso
  • Biópias
  • Endodontia
  • Prótese dentária sobre implante
  • Instalação de aparelho
  • Implante dentário osteointegrado
  • Remoção de tártaro
  • Cirurgia ortognástica
  • E muitos outros procedimentos convencionais comuns em clínicas odontológicas

No entanto, apesar de ser um direito oferecido pelo estado, cabe ao município separar e dirigir a verba destinada para tal. Nesse sentido, nem toda cidade conta com local e profissional especializado, sendo necessário ser encaminhado para outra cidade e aguardar na fila de espera conforme a demanda da região.

Entenda Como Funciona um Implante Dentário

Basicamente, é uma base sólida implantada cirurgicamente no maxilar para substituir os dentes “perdidos”. Pode ser removível ou fixa e substitui as antigas “dentaduras”.

Descubra se Você Tem Direito ao Implante Dentário

O SUS é direito de todo brasileiro sem distinção de cor, raça, sexo, idade e condição social. No entanto, embora seja um direito, simplesmente querer implantes dentários não é suficiente.

Nesse sentido, para solicitar um implante, é necessário verificar na prefeitura da sua cidade ou no link, se existe serviço na sua região. Depois, basta ir ao posto médico (denominado USB ou PSF) com seus documentos (RG, carteira do SUS e comprovante de residência) e solicitar uma avaliação do dentista.

Então, após essa avaliação (se indicada pelo dentista), você entrará em uma fila e aguardará, que funciona como qualquer outra fila do SUS. Assim, serão analisados ​​casos mais urgentes, prioridades, riscos, etc.

Afinal, gostou de saber mais sobre a possibilidade de colocar implante dentário pelo SUS? Conte pra gente aqui nos comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares.

Vuoi saperne di più sull'argomento? Entra nel nostro blog e trova maggiori informazioni!