Curiosidades Sobre São Bento - Bible5 - Seu site informativo

Curiosidades Sobre São Bento

Por: Olivia Cristina

Compartilhe:  

São Bento é um dos santos mais conhecidos na atualidade e tem bastante importância para os fies da igreja católica. Quer saber um pouco mais sobre ele? Vem com a gente que te contamos!

Formulário PT-BR

Entre na nossa Lista VIP
Receba gratuitamente as melhores oportunidades para você.
ATENÇÃO: Vagas Limitadas

O que é um Santo?

Um santo, santa (podendo vir escrito como São (abreviação de santo) é uma pessoa que, graças a Deus, foi preservada em sua pureza e foi elevada à condição de intercessor espiritual junto àqueles que ama. Os santos têm sido venerados pelos cristãos desde os tempos antigos, quando as pessoas acreditavam que eles tinham a capacidade de interditar o mal e proteger os animais. Os santos também são conhecidos como “portadores da boa sorte” e intercedem junto a Deus por uma vida santa.

Quem Foi São Bento?

São Bento, um dos santos mais famosos do Brasil e foi canonizado em 1830.

São Bento nasceu no dia 20 de agosto de 1227, em uma aldeia no interior de São Paulo. Ele era um jovem simples e pobre, mas tinha uma profunda devoção à Igreja Católica. Em 1249, São Bento atravessou o Rio Tietê para se encontrar com o Papa Innocent IV e pedir ajuda para defender os fiéis contra os hereges. Apesar da resistência dos monges predatórios e da repressão do governo imperial, São Bento prevaleceu e evangelizou grande parte da América do Sul até sua morte, em 1261.

Segundo as histórias, São Bento teria influenciado Pedro II a adotar a religião católica no Brasil. Em 1881, o Papa Leônidas II canonizou São Bento e o elevou à categoria de santo. Muitos brasileiros apreciam o santo por sua caridade e pela força que demonstrou durante a sua longa vida.

Medalha de São Bento

Oficialmente conhecida como “Medalha de São Bento”, a medalha é uma peça que foi fabricada durante o reinado de D. Pedro I (1808-1834). A prova da autenticidade da medalha é o seu número, assinatura e data, todos escritos em latim. A história da Medalha de São Bento começou em 1837, quando o príncipe regente D. Pedro II recebeu do Papa João IX um objeto que seria entregue a Portugal como forma de reconhecimento pelos importantes serviços prestados pelo país no âmbito das Cruzadas. A medalha foi fixada numa coroa, e foi oferecida a D. Pedro II por meio da rainha D. Maria II. O príncipe aceitou a medalha e a guardou até 1850, ano em que passou a residir na primeira casa do Império: o Palácio do Queluz. Posteriormente, a medalha foi guardada no Palácio da Ajuda, até 1940, quando foi exposta no Museu Nacional de Arte Antiga.

Atualmente, muitos fiéis tem réplicas dessa medalha de são Bento como uma forma de amuleto para ter paz, saúde e felicidade junto a Deus.

Curiosidades Sobre São Bento

1. O São Bento é o santo patrono da ciência.

2. O São Bento foi um dos primeiros santos a ser canonizado.

3. Os bispos de Braga e Portalegre foram os responsáveis pela sua beatificação.

4. O São Bento é considerado o protetor dos animais, devido às legendas sobre ele que circulam na região.

5. O São Bento é também patrono da artes e do comércio.

Afinal, gostou de saber mais sobre? Conte pra gente aqui nos comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares.

Apaixonada por literatura e tecnologia. Aprofundando-se na Bíblia e em temas religiosos, ela preenche a lacuna entre a sabedoria antiga e a cultura jovem. Escrever é sua conversa com o mundo.
plugins premium WordPress