Curiosidades da Santa Missa - Bible5 - Seu site informativo

Curiosidades da Santa Missa

Por: Olivia Cristina

O dia da Santa Missa é um dos mais importantes da semana de uma pessoa cristã, e é por isso que todos os fiéis preparam-se com bastante atenção. Conheça algumas das curiosidades relacionadas à celebração desta missa sagrada que é um acontecimento semanal na vida de um cristão praticante.

O que é a Santa Missa?

A Santa Missa é a celebração da vida de jesus cristo e seus ensinamentos que perpetuam aqui na terra. O evento é realizado na Igreja Católica, e durante a cerimônia, os fiéis participam de uma liturgia especial que conta a história de alguns versículos e leituras da bíblia (que se alteram de acordo com o dia e o calendário cristão). A principal atração da Missa é a parte em que ocorre o encontro entre o Cristo e os seus discípulos, também chamada de comunhão, onde os fieis podem comungar uma hóstia abençoada e beber o vinho sagrado que simbolizam a santa ceia antes da morte de Jesus Cristo.

Por que Cantamos o Glória?

A explicação para o uso do canto na Santa Missa é simples: por meio dele, queremos sublimar a celebração. Os antigos romanos chamavam esse canto de “glória”, pelo fato de ele refletir a beleza e a grandeza da divindade que está sendo celebrada. Além disso, o canto contribui para a união dos fiéis durante a liturgia.

Basicamente o glória serve para exaltar e demonstrar de uma forma mais íntima como os fiéis são gratos a Deus por todas as maravilhas e benções que ocorrem em suas vidas.

Por que Fazemos Momentos de Silêncio na Missa?

Durante os momentos de silêncio, é costume que os fiéis permaneçam em pé, com as mãos cruzadas sobre o peito. Alguns mantêm a cabeça baixa, outros contemplam o chão. Esse ato é uma demonstração de intimidade com Deus.

Neste momento, cada fiel se encontra um pouquinho mais próximo de Deus e se sente a vontade para pedir, agradecer e orar de uma forma mais afetuosa e respeitosa com Deus Pai.

O Ritual da Santa Missa

A Santa Missa é um dos mais importantes rituais do cristianismo. Ela ocorre em vários dias da semana e durante vários horários, para todos os fiéis poderem comparecerem. Cada missa celebra uma parte da bíblia e todas contem uma homilia, onde o padre dá o poder da palavra.

Todos são bem vindos a missa, é necessário apenas respeitas as crenças do ambiente e se portar de maneira adequada. A santa missa é gratuita e pode ser vista por qualquer pessoa que sinta vontade em seu coração.

Conceitos básicos sobre a Santa Missa

A Santa Missa é o sacramento oficial da Igreja Católica, comandado pelo papa. É uma celebração, nos quais se reza para pedir a Deus para ajudar no caminho da vida dos fiéis. Os conceitos básicos sobre ela são: o hino que se cantará durante a celebração, as cerimônias litúrgicas, os efeitos sacramentais e os pontos essenciais da liturgia do culto católico.

Afinal, gostou de saber mais sobre? Conte pra gente aqui nos comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares.

Apaixonada por literatura e tecnologia. Aprofundando-se na Bíblia e em temas religiosos, ela preenche a lacuna entre a sabedoria antiga e a cultura jovem. Escrever é sua conversa com o mundo.