Deficiência de Vitamina B12 e Seus Riscos

Deficiência de Vitamina B12 e Seus Riscos

Por: Olivia Cristina

Descubra os riscos que a falta de vitamina B12 pode causar no seu organismo!
PUBLICIDAD

A deficiência de vitamina B12, também conhecida como hipovitaminose B12, é uma condição médica que ocorre quando o organismo não possui quantidades suficientes para funcionar de forma adequada. A vit-B12 desempenha um papel crucial no corpo humano, pois está envolvida em várias funções vitais, incluindo a formação de glóbulos vermelhos, a manutenção do sistema nervoso e o metabolismo celular.

Causas para a Deficiência de Vitamina B12

A principal causa da deficiência de vitamina B12 é a falta de ingestão adequada na dieta. A vit-B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carne, peixe, laticínios e ovos. Portanto, pessoas que seguem dietas vegetarianas ou veganas têm maior risco de desenvolver essa deficiência, a menos que tomem suplementos de vit-B12 ou consumam alimentos fortificados.

Baixo Consumo: uma dieta com pouca ingestão de b12 pode levar a sua deficiência.

Bariátrica: alguns tipos de cirurgia bariátrica podem reduzir partes significativas do intestino, levando a poucas concentrações no organismo.

Medicamentos: algumas classes de medicamentos (inibidores de prótons,  colestiramina, antihistaminicos H2, metformina, antibióticos, omeprazol, esomeprazol e pantoprazol) podem causar problemas na absorção da vitamina.

Problemas Digestivos: pessoas que possuem doença de Crohn ou celíaca não fazem uma absorção correta da vitamina B12 e podem ter deficiência.

Consumo excessivo de alcool

Sintomas Causados pela Deficiência de B12

Os sintomas da deficiência de vitamina B12 podem variar desde fadiga e fraqueza até problemas neurológicos graves, como dormência e formigamento nas mãos e nos pés. Se não for tratada, a deficiência de B12 pode levar a complicações graves, como anemia megaloblástica e danos permanentes no sistema nervoso.

O cansaço, falta de ar, formigamento, bem como palidez (principalmente de mãos e pés) são os principais sintomas. Além disso, em crianças na fase de desenvolvimento, a hipovitaminose de B12 pode levar a atrasos no desenvolvimento e crescimento.

A vitamina B12 contém cobalamina, que é muito importante para a manutenção e desenvolvimento do sistema nervoso central. Do mesmo modo, ela ajuda a manter a saúde do coração e formação do sangue na medula óssea.

Outros sintomas comuns são a perda de sensibilidade nos membros inferiores, tremores no olho, tremores e palpitações, feridas na região oral, perda de memória e perda do apetite

Tratamento da Hipovitaminose de B12

É importante diagnosticar e tratar a deficiência de vitamina B12 precocemente para evitar complicações a longo prazo. O tratamento geralmente envolve a administração de suplementos de vit-B12 por via oral ou injetável, dependendo da gravidade da deficiência.

Portanto, em casos de suspeitas devido ao sintoma, o recomendado é procurar um médico especialista para verificar o seu estado de saúde. Além disso, em casos de crianças, o médico deve ser procurado o quanto antes, pois níveis baixos de vitamina B12 podem causar danos irreversíveis.

Os principais tratamentos envolvem injeções intramusculares de vit-B12 (concentração de 100 mcg) em forma de hidroxocobalamina  (principalmente em casos de anemia perniciosa); suplementos e polivitamínicos; reeducação alimentar com alimentos ricos em vit-B12 como leite, fígado bovino, ovos, queijo, crustáceos, iogurte, frango, peixes e leveduras.

Como Descobrir se sua Vitamina B12 está Baixa?

Além de ver seu estado de saúde com um médico, ele irá solicitar alguns exames para chegar a um diagnóstico. Nesse sentido, você pode fazer os exames e verificar se está com deficiência de B12.

Os exames indicados para verificar a falta de vitamina é o hemograma completo que analisa a quantidade de hemácias e hemoglobina, bem como o formato, tamanho e coloração. Além disso, é bom analisar os níveis de folato e vitamina B12 também conhecido como cianocobalamina) através de exames bioquímicos.

Os níveis considerados normais para vitamina B12 é de 200 a 800 pg/ml.

E ai, gostou de saber mais sobre a vitamina B12? Conte pra gente aqui nos comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares.