Símbolos Religiosos e Seus Significados

Por: Olivia Cristina

A religião é um complexo sistema de crenças e práticas que uma pessoa segue, para além de ter sua própria filosofia de vida. Você já ouviu falar de símbolos religiosos? Eles podem ser encontrados em todos os lugares, inclusive em igrejas, templos e artigos religiosos. Se você quiser saber mais sobre os significados dos símbolos religiosos, continue lendo este artigo que trouxemos algumas informações.

O Que São Símbolos Religiosos

Símbolos religiosos são imagens, palavras ou gestos que, para alguns, representam uma determinada ideia ou conceito de religiosidade. De acordo com a religião a qual se aderem, os símbolos religiosos podem ter diferentes significados. Alguns exemplos incluem as cores da aquarela, os cinco elementos da natureza e as sete virtudes ou possuem relações com livros sagrados.

Estrela de Seis Pontas

O símbolo da Estrela de Seis Pontas é conhecido como um símbolo religioso. Ele é usado para representar a união entre Deus e seus seguidores. Por isso, ele é usado tanto na religião judaica quanto no Cristianismo como um todo. Esse símbolo pode ser visto principalmente no Pentecostes, quando os cristãos celebram ainda mais a união de Deus com sua congregação. O objetivo do pentecostes é mostrar a todos que Jesus está vivo e está atuando em nossas vidas.

Basicamente a estrela de seis pontas representa a união de Deus com seus discípulos.

Cruz

Cruz significa proteção, amor e fé. É também uma hierarquia religiosa, um símbolo de poder e dor, e um estandarte ou bandeira de uma nação. Em muitos locais é possível encontrar crucifixos com jesus que representa o amor dele ao morres na cruz.

Além disso a cruz demonstra o sofrimento que Jesus teve ao nos salvar e o quão grande era o seu amor por nós. Além disso, ela revela o quão grande é o amor de Deus, pois o mesmo viu seu filho sendo crucificado e morto por nos salvar do pecado.

Lua Crescente

A Lua Crescente é um símbolo religioso que representa a chegada da primavera. Ele surge na cultura indígena brasileira e é usado para festas religiosas, como o Carnaval e as Festas de São João.

Sol

Sol, o Sol do Início, é o símbolo religioso mais conhecido. Ele é usado principalmente na Igreja Católica, mas também é encontrado em outras igrejas. O significado do Sol mudou durante os tempos e ele continua sendo usado para diferentes fins. Ele é usado para representar o Início, ou a Fé. Os católicos acreditam que o Sol é o Cristo redimido, e que Ele veio para nos dar a esperança eterna. Os pentecostais usam o Sol como símbolo da promessa de Deus de curar os doentes e libertar os presos.

Roda com Oito Raios

O símbolo do oito raios tem origem religiosa, sendo utilizado na mitologia egípcia, onde representava o poder divino. No entanto, ele também é usado como símbolo de proteção e fortaleza. Os oito raios podem ser vistos em diversas formas, como estrelas ou pontes.

Afinal, gostou de saber mais sobre? Conte pra gente aqui nos comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares.

Apaixonada por literatura e tecnologia. Aprofundando-se na Bíblia e em temas religiosos, ela preenche a lacuna entre a sabedoria antiga e a cultura jovem. Escrever é sua conversa com o mundo.